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dc.contributor.advisorCasarinpt_BR
dc.contributor.advisorLetícia Sopeñapt_BR
dc.contributor.authorDutrapt_BR
dc.contributor.authorBrunna Schnorrpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-02T17:43:17Z-
dc.date.available2023-03-02T17:43:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufcspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2053-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Tecnologia em Alimentos, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractO crescente número de cervejarias registradas no Brasil aponta um setor cada vez mais competitivo, no qual a qualidade e a segurança do produto não são mais um diferencial e sim uma condição para se manter no mercado. Atrelados à necessidade de adequação às normas sanitárias competentes ao setor de alimentos para obtenção de um produto seguro estão as Boas Práticas de Fabricação (BPF), os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Tal Sistema baseia-se em princípios e conceitos preventivos com a finalidade de assegurar que perigos físicos, químicos ou biológicos sejam eliminados ou reduzidos até níveis aceitáveis. Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho foi realizar a revisão e a atualização do Plano APPCC de uma cervejaria local. Após a revisão, foi possível observar que as atualizações e melhorias propostas dizem respeito à construção técnica do Plano, como a definição incorreta de perigos, a ausência de ingredientes, insumos ou etapas e medidas preventivas definidas de forma equivocada previamente. Contudo, foi verificado que os pré-requisitos (BPF e POP) estão corretamente implementados, o que torna viável a implementação do Sistema APPCC tão logo seja realizada a validação dos limites críticos do Plano. Como perspectivas futuras, propõe-se a busca pelas certificações internacionais ISO 9001 e ISO 22000 que podem garantir um diferencial competitivo em relação a outras empresas do mesmo setor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.requiresTEXTO - Adobe Readerpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto Imediatopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de Perigos e Pontos Críticos de Controlept_BR
dc.subjectAPPCCpt_BR
dc.subjectSegurança e Qualidade dos Alimentospt_BR
dc.subjectCervejariapt_BR
dc.subject[en] Hazard Analysis and Critical Control Pointsen
dc.subject[en] Food Qualityen
dc.subject[en] Breweryen
dc.titleRevisão e atualização do plano de análise de perigos e pontos críticos de controle de uma cervejaria: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.abstract-enThe growing number of registered breweries in Brazil is a sign of an increasingly competitive business, in which product quality and safety are no longer a differential, but a requirement to remain in the market. Good Manufacturing Practices (GMP), Standard Operating Procedures (SOP) and Hazard Analysis and Critical Control Point System (HACCP) are all needed in order to enforce the relevant health standards in the food industry and to meet safe product conditions. The HACCP System is based on preventive principles and concepts in order to ensure that physical, chemical and biological hazards are eliminated or reduced to acceptable levels. With this in mind, the general goal of this paper is to review and update the HACCP Plan of a local brewery. After the review, it was possible to observe that the proposed updates and improvements are related to the technical construction of the Plan, such as the definition of hazards, the absence of ingredients, supplies or steps, and preventive measures applied in an erroneous way. However, it was verified that the requirements (GMP and SOP) were applied correctly, which makes the implementation of the HACCP System viable as soon as the validation of the Plan's critical limits are carried out. As future perspectives, it is proposed the application for ISO 9001 and ISO 22000 international certifications, which could prove to be a competitive market advantage when compared to other companies of the same segment.pt_BR
dc.date.date-insert2023-03-02-
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