Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufcspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1152
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[DISSERTAÇÃO] Linn, Amanda ChlalupTexto parcial8,94 MBAdobe PDFView/Open
Title: Simulação clínica na graduação de Enfermagem: desenvolvimento e implantação do guia para cenário de Simulação Linn
Authors: Linn, Amanda Chlalup
metadata.dc.contributor.advisor: Caregnato, Rita Catalina Aquino
metadata.dc.contributor.advisor-co: Souza, Emiliane Nogueira de
Issue Date: 2019
Keywords: Simulação Clínica
Ensino em Saúde
Cuidados Críticos
Enfermagem
[en] Teaching
[en] Critical Care
[en] Nursing
Abstract: Introdução: A simulação clínica, método de ensino inovador, permite através de uma situação criada a experiência de um acontecimento próximo do real, com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou entender sistemas ou ações humanas. Assim, na prática da enfermagem a simulação clínica emerge como uma estratégia profícua, capaz de incrementar as tecnologias de ensino-aprendizagem, para promover qualificação de profissionais e capacitação de alunos no domínio de atuação do enfermeiro, a assistência ao paciente crítico. Objetivo: Desenvolver um guia para simulação estruturada e cenários de simulação clínica no ensino da graduação de enfermagem na temática de atenção ao paciente crítico. Desenvolvimento: Trata-se de uma pesquisa aplicada na área de educação em saúde, com a finalidade de gerar conhecimentos para aplicação prática. Foi realizada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no curso de Bacharelado em Enfermagem, na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto II. Através da Escala do Design da Simulação foram validados cenários de simulação sobre atenção ao paciente crítico. Foram aplicados na disciplina do curso e, sequencialmente, avaliada a aprendizagem de alunos e satisfação com a metodologia através da escala Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem. Resultados e Discussão: Foi elaborado um guia estruturado de cenário de simulação, denominado Guia para Cenário de Simulação Linn, bem como o desenvolvimento de cenários a partir deste guia, no que tange à atenção ao paciente crítico: Manobras avançadas de parada cardiorrespiratória; Assistência de enfermagem ao paciente com disfunção respiratória; e Assistência de enfermagem ao paciente com disfunção neurológica. Os cenários foram validados por especialistas, havendo divergência apenas na importância do item no cenário de atendimento à parada cardiorrespiratória. Quanto à satisfação dos alunos com as atividades de simulação, conforme identificado também em outros estudos, esta é elevada, pois permitiu o desenvolvimento de habilidades em ambiente seguro e próximo ao real. Conclusões: A simulação clínica foi incorporada às práticas de ensino da universidade, garantindo o processo de aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem a partir da aplicação dos conhecimentos através de tomada de decisão por experiência clínica, em ambiente seguro, através da metodologia ativa. Produto: Foi desenvolvido um guia para cenário de simulação, denominado Guia para Cenário de Simulação Linn, e três cenários de simulação clínica com ênfase na atenção ao paciente crítico.
metadata.dc.description.abstract-en: Introduction: Clinical simulation, an innovative teaching method, allows through a situation created the experience of an event close to the real, with the purpose of practicing, learning, evaluating or understanding human systems or actions. Thus, in nursing practice, clinical simulation emerges as a fruitful strategy, capable of increasing teaching-learning technologies, to promote professional qualification and student training in the field of nurses' care, the critical patient care. Objective: To develop a guide for structured simulation and clinical simulation scenarios in the teaching of undergraduate nursing on the subject of critical patient care. Development: This is an applied research in the area of health education, with the purpose of generating knowledge for practical application. It was held at the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre, in the Bachelor of Nursing course, in the discipline of Adult Health Nursing II. Through the Simulation Design Scale were validated simulation scenarios on critical patient care. They were applied in the course discipline and, sequentially, students' learning and satisfaction with the methodology were evaluated through the Student Satisfaction and Self Confidence with Learning scale. Results and Discussion: A structured simulation scenario guide, called the Linn Simulation Scenario Guide, was developed, as well as the development of scenarios based on this guide regarding critical patient care: Advanced maneuvers of cardiopulmonary arrest; Nursing care for patients with respiratory dysfunction; and Nursing care for patients with neurological dysfunction. The scenarios were validated by specialists, with divergence only in the importance of the item in the scenario of cardiopulmonary arrest. As for the satisfaction of students with simulation activities, as also identified in other studies, this is high because it allowed the development of skills in a safe and close to real environment. Conclusions: The clinical simulation was incorporated into the teaching practices of the university, ensuring the learning process of undergraduate nursing students from the application of knowledge through decision making by clinical experience, in a safe environment, through the active methodology. Product: A simulation scenario guide, called the Linn Simulation Scenario Guide, and three clinical simulation scenarios with an emphasis on critical patient care were developed.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2020-01-10
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGENF - Dissertações



Creative Commons
This item is licensed under a Creative Commons License