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Navegando Recursos Educacionais PPGENSAU por Assunto "[en] Education, Continuing"
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Item Construção e validação de cartilha educativa para a continuidade do cuidado do ambulatório pediátrico para a atenção primária à saúde(2022) Rosa, Patrícia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina Nader; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado. O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Trata-se de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico(2024) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Silva, Helena Terezinha Hubert ; Trindade, Carolina Sturm ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDevido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.Item Vídeo educativo para a escolha do acesso venoso em neonatologia(2023) Barbosa, Carla; Cazella, Sílvio César; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo: Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à) enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágil.