Fonoaudiologia - TCC
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Navegando Fonoaudiologia - TCC por Assunto "[en] Communication"
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Item Autopercepção das habilidades comunicativas de idosos institucionalizados: estudo transversal(2023-11-27) Lacerda, Giulia Lopes; Beber, Bárbara Costa; Departamento de FonoaudiologiaINTRODUÇÃO: O período de senescência provoca diversas alterações no organismo do indivíduo ao longo dos anos. Com o aumento da longevidade, mais famílias tem optado pela institucionalização do idoso, a qual gera mudanças de rotina, convívio e hábitos, podendo influenciar em sua sociabilidade. Tendo em vista a construção do sujeito a partir da linguagem, modificações nos sistemas envolvidos neste processo trazem dificuldades para a comunicação. OBJETIVO: Este estudo visa avaliar a autopercepção de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) frente às alterações fisiológicas e sociais ocasionadas pelo processo de senescência com relação às habilidades comunicativas, além de analisar a percepção dos residentes quanto à atuação do fonoaudiólogo dentro deste meio. MÉTODO: Estudo transversal no qual foram incluídos indivíduos com idade superior a 60 anos e atuais residentes de ILPIs. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos dos participantes e aplicado o questionário de dificuldades comunicativas da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação Breve – versão abreviada – (Bateria MAC Breve). RESULTADOS: A amostra incluiu 15 idosos. Aproximadamente metade da amostra percebeu mudanças na sua comunicação com o envelhecimento. Apesar disso, a maioria dos participantes apresentou autopercepção positiva em relação à expressão e compreensão da comunicação. Houve associação significativa entre o parâmetro de expressão da comunicação e o gênero dos participantes. CONCLUSÃO: Os idosos estudados perceberam alterações na sua própria comunicação em decorrência do envelhecimento, mas não as consideraram negativas. O estudo encontrou relação entre sexo e autopercepção da comunicação, assim como pouco contato dos idosos de ILPIs com o profissional fonoaudiólogo, além de evidenciar a necessidade de ampliação em estudos sobre a autopercepção da comunicação na população idosa.Item Comunicação e educação do aluno surdo no ensino remoto segundo professores(2023-12-01) Ferreira, Luciana de Castilhos; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: No início do ano de 2020, o mundo se deparou com o surto de COVID-19, uma nova doença infecciosa originada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Para o impedimento de contaminação pública, todos os locais, inclusive as escolas tiveram de fechar, implementando o Ensino Remoto Emergencial, sendo esta uma alternativa temporária para suprir a necessidade de dar continuidade ao processo educacional. Objetivo: Avaliar a opinião dos professores acerca dos aspectos educativos e comunicativos do aluno com surdez durante o ensino à distância. Métodos: Estudo observacional analítico transversal realizado em uma escola especial para surdos no Sul do Brasil. Participaram os professores com experiência prévia no ensino presencial e atuação no ensino remoto, os quais responderam a um questionário de modo presencial com agendamento prévio na instituição de ensino. Resultados: Participaram do estudo cinco indivíduos, sendo quatro do sexo feminino e um do sexo masculino, sendo todos ouvintes e capacitados em LIBRAS. Sobre as dificuldades encontradas no ensino remoto, observou-se a falta de recursos para acesso à internet, que acabou por prejudicar a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Também foi verificado um baixo desempenho geral dos alunos no ensino remoto comparado ao ensino presencial. Conclusão: A comunicação entre aluno e professor apresentou lacunas e de caráter precário em razão dos obstáculos da referida modalidade de ensino, acarretando numa aprendizagem insuficiente. Foi revelada a insatisfação dos professores com relação ao ERE, os quais o caracterizam com insuficiente, principalmente para as pessoas com surdezItem Língua Brasileira de Sinais nos serviços de saúde pública: revisão integrativa da literatura(2023-11-28) Alós, Júlia Guidarini; Bonamigo, Andréa Wander; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: A falta de acessibilidade aos serviços básicos de saúde e a ausência do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelos profissionais da saúde fragiliza a comunicação e dificulta o acesso dos surdos à saúde em todos os níveis assistenciais. Objetivo: Identificar as publicações a respeito do conhecimento da LIBRAS nos serviços de saúde pública no Brasil. Método: Revisão integrativa de literatura realizada em maio de 2023, selecionando artigos científicos publicados entre o período de 2018 a 2023. Foram utilizados os descritores: “Sign Language” AND “Communication” AND “Health”, aplicados nas bases de dados PubMed, BVS, SciELO e Portal de Periódicos CAPES. Resultados: Foram selecionados 17 artigos para análise na presente revisão. A amostra final apresentou, em relação ao ano de publicação, maior produção nos anos de 2019 e 2021. A enfermagem é uma das profissões mais engajadas na realização de estudos sobre a perspectiva do atendimento aos surdos. Conclusão: Apesar das leis nacionais garantirem diretrizes de saúde no SUS em todos os níveis de atenção, o usuário surdo ainda enfrenta uma série de desafios ao buscar os serviços de saúde; a falta de conhecimento sobre a língua materna e cultura surda e a escassez de intérpretes, criam barreiras de comunicação e afastam os usuários do sistema de saúde. Esses achados revelam a necessidade de uma reformulação de organização, concepções e valores dentro dos serviços, em que se valorize o indivíduo surdo enquanto sujeito capaz de participar do seu processo saúde-doença.Item Percepção de pais quanto às dificuldades de comunicação e aprendizagem de alunos usuários de prótese auditiva ou implante coclear durante o período de ensino à distância(2023-01-18) Costa, Fernanda Portella da ; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: Na literatura, há uma gama de estudos que demonstram as possíveis dificuldades de comunicação e aprendizagem de alunos usuários de dispositivos auditivos Em decorrência da pandemia de COVID-19, docentes e estudantes tiveram que se recriar nos seus papéis e mobilizar novos recursos para poder dar seguimento aos estudos. Objetivo: verificar a percepção de pais de alunos usuários de prótese auditiva e implante coclear quanto a comunicação e aprendizagem durante o período de aulas à distância. Método: Aplicação de um questionário on-line para pais de alunos usuários de Prótese Auditiva ou Implante Coclear. Foram selecionados pais ou responsáveis de estudantes matriculados entre o período escolar do 3º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio em escolas regulares. Resultados: A percepção quanto à compreensão dos alunos de atividades no presencial foi considerada como “sempre compreendida" por 11,8% dos pais. A mesma avaliação não ocorre no ensino à distância, sendo 35,3% considerada “raramente compreendida". Com relação à identificação e à resolução de problemas dos alunos, 17,6% dos pais classificaram como “frequentemente identificados” e 52,9% como “às vezes resolvidos” durante as aulas presenciais. No Ead, 35,3% percebem como “raramente identificados'' e 35,3% como “raramente resolvidos”. A adaptação a esta modalidade foi majoritariamente classificada como "regular'' (47,1%). Nenhum dos pais avaliou a adaptação de ensino como “muito boa”. Conclusão: de acordo com a perspectiva de pais ou responsáveis, houve um agravamento na dificuldade de comunicação e de aprendizagem dos alunos usuários de prótese e implante coclear durante o ensino à distância.Item Tradução e Adaptação Cultural do Instrumento Negative Communication Scale para o Português Brasileiro(2023-11-27) Silveira, Paola Leticia da; Beber, Bárbara Costa; Departamento de FonoaudiologiaEmbasamento: A demência é uma síndrome que se caracteriza por déficits cognitivos que interferem na autonomia e vida social da pessoa, e tem uma alta incidência na população idosa. Devido a falta de autonomia que a maioria das pessoas com demência apresentam, estas passam a ser cuidadas por terceiros, geralmente pessoas da própria família, como filhos(as) ou esposas/maridos. O cuidador da pessoa com demência passa a ter uma sobrecarga muito maior em sua vida ao encarregar-se do cuidado, geralmente abdicando de trabalho e vida social, o que pode deixá-lo, muitas vezes, sobrecarregado fisicamente e emocionalmente. A sobrecarga dos cuidadores pode gerar sintomas depressivos, que podem afetar a comunicação entre cuidador e pessoa com demência. Por este motivo é importante ter ferramentas adequadas para avaliar a comunicação dos cuidadores e poder traçar estratégias de educação para intervir e melhorar a qualidade de vida dessa população. Objetivo: Realizar a tradução e a adaptação cultural do instrumento Negative Communication Scale, voltado para cuidadores de pessoas com demência. Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e qualitativo, com processo de tradução e adaptação que seguiu as seguintes etapas: obtenção da autorização para adaptar a escala; tradução para o português brasileiro; síntese das versões traduzidas; avaliação público-alvo; tradução reversa; estudo piloto. Resultados: As etapas de autorização, tradução, e síntese das traduções ocorreram sem particularidades. Na avaliação do público-alvo (n=5) e na retrotradução observou-se necessidade de adaptar uma questão, pois a primeira versão havia mudado o sentido original. O estudo piloto (n=6) confirmou a adequação do instrumento para o público-alvo. Conclusão: Por este estudo, pode-se observar que a versão Brasileira da Negative Communication Scale encontra-se adequadamente adaptada para população de interesse. Por ter sido uma amostra pequena, visando apenas a tradução e adaptação do instrumento, é necessária a realização de estudos com amostras maiores a fim de gerar mais evidências sobre esse tema, objetivando buscar estratégias para melhorar a comunicação diária dessas pessoas, principalmente se tratando de cuidadores informais, que não possuem acesso a informações importantes sobre cuidado com pessoas com demência.