Navegando por Autor "Veleda, Aline Alves"
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Item Atendimento ao parto e nascimento em Porto Alegre durante a pandemia da COVID-19 na percepção das mulheres(2022-08-08) Lacorte, Victoria Costa; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemA pandemia da COVID-19 acarretou mudanças nos cuidados ao ciclo gravídico-puerperal. Este trabalho teve como objetivo conhecer as experiências vivenciadas pelas mulheres durante o atendimento ao parto e nascimento no município de Porto Alegre em tempos de pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, sendo o contexto de estudo Porto Alegre e os sujeitos participantes mulheres que pariram de março de 2020 a agosto de 2021 no sistema público de saúde obstétrica do município. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada individual, online, gravada e posteriormente transcrita na íntegra. A análise de dados teve fundamento na análise temática de Bardin e se deu através da categorização dos assuntos que mais apareceram nos relatos: pandemia, acompanhante, condutas e sentimentos. Dentre eles, o que mais se destacou foi a questão do acompanhante, que mesmo garantido por lei, não foi permitido em alguns casos. As entrevistadas que não puderam ser acompanhadas relataram sentimentos como tristeza e solidão, além de condutas profissionais não baseadas em evidências. Foram respeitados todos os princípios éticos conforme Resolução no466/12. Espera-se uma melhor compreensão do cenário obstétrico portoalegrense, buscando colaborar com a construção de um cuidado humanizado durante o parto e nascimento, garantindo que as mulheres sejam respeitadas como protagonistas desse processo.Item Caso Antonia(2019) Dohms, Marcela Ceci; Agostinho, Milena Rodrigues; Souza, Aline Corrêa de; Hugo, Fernando Neves; Bastos, Gisele Alsina Nader; Pinheiro, Luciana; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Veleda, Aline Alves; Weis, Alisia Helena; Cardozo, Débora Deus; Tubelo, Rodrigo Alves; Ferreira, Guadalupe Sales; Medella Junior, FranciscoCaso clínico fictício que apresenta a abordagem nas situações de síndrome do ninho vazio e a importância do reconhecimento e tratamento adequado da rinite, bem como o manejo nos casos de infecções de trato urinário; constipação e diagnóstico diferencial de broncoespasmo na APS.Item Caso Antônia: Broncoespasmo - asma e bronquite(2019) Veleda, Aline AlvesVideoaula sobre o problema respiratório, a asma, seus sintomas e seu tratamento e conhecer melhor o broncoespasmo e maneiras de auxiliar os pacientes.Item Caso Antônia: Cuidados de enfermagem na bronquite(2019) Veleda, Aline AlvesVideoaula sobre a atenção que devemos ter com o paciente com bronquite aguda ou crônica, e o papel e os cuidados que o enfermeiro deve ter com o paciente.Item Caso Família Lima(2019) Chueiri, Patricia Sampaio; Galhardi, Marina Papile; Veleda, Aline Alves; Sousa, Aline Iara de; Tubelo, Rodrigo AlvesMódulo que aborda a história fictícia da Família Lima e do personagem Luiz, filho de Dona Aparecida, que sofre com crises de epilepsia. Luiz foi até a USF Imigrantes para medir a pressão e acabou sendo atendido pela equipe de saúde da família que detectou sangue na boca, resultante do uso de medicamentos que controlam a epilepsia, mas causam o inchaço da gengiva.Item Caso Marcos(2019) Soares, Alnei Nunes; Stürmer, Pablo de Lannoy; Cavalcante Filho, João Batista; Dohms, Marcela Ceci; Souza, Aline Corrêa de; Hugo, Fernando Neves; Bastos, Gisele Alsina Nader; Pinheiro, Luciana; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Veleda, Aline Alves; Sousa, Aline Iara de; Tubelo, Rodrigo AlvesMarcos saiu de casa para visitar sua mãe de motocicleta, mas como era próximo não colocou capacete, no caminho sofreu um acidente numa colisão com um carro. Aparentemente Marcos teve escoriações no joelho e um corte na boca, o acidente ocorreu próximo à uma Unidade de Saúde e dela vieram uma equipe com enfermeiro, médica e dentista que prestaram os primeiros atendimentos até a chegada da ambulância que realizou o transporte até o Hospital.Item Caso Marcos: Atenção de enfermagem ao trauma(2019) Veleda, Aline Alves; Sousa, Aline Iara deVideoaula aborda o atendimento às urgências e emergências, medida prioritárias de emergência ao trauma.Item Desenvolvimento de curso de formação profissional para assistência às mulheres vítimas de violência sexual(2024-04-30) Silva, Evelyne Duarte de Amorim; Coelho, Débora Fernandes; Veleda, Aline Alves; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: No mundo, cerca de 30% das mulheres relatam que já estiveram em relacionamentos abusivos e sofreram algum tipo de violência. No Brasil, em 2020, uma menina ou mulher foi sexualmente violentada a cada dez minutos. Problemática definida pela Organização Mundial de Saúde como um grave problema de saúde pública e de direitos humanos, já sendo considerada uma pandemia. Para tanto, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo dos anos em busca da equidade de gênero, fim da violência e garantia dos direitos humanos de meninas e mulheres. Objetivo: Desenvolver um curso de formação profissional para a qualificação de profissionais na assistência a mulheres vítimas de violência sexual. Materiais e Métodos: Através das diretrizes de Design Instrucional, foi utilizado o modelo ADDIE, desenvolvido em cinco fases: Análise – por meio de uma revisão integrativa de literatura (RI); Desenho - com a definição dos objetivos de aprendizagem; Desenvolvimento - com a construção do conteúdo do curso; Implementação e customização do curso no ambiente virtual de aprendizado (AVA – Moodle®). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Parecer 6.002.474/2023). Resultados da produção intelectual e técnica: O desenvolvimento do curso resultou em dois produtos de produção intelectual e 33 produtos técnicos, tendo como produto final um “Curso de Formação Profissional para Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual.” podendo ser replicado para fins didáticos, conforme Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A etapa de validação do curso por especialistas irá ocorrer após a defesa da dissertação e antes da liberação do acesso ao público. Conclusão: Espera-se que esta pesquisa traga benefícios no atendimento às mulheres vítimas de violência sexual por meio da qualificação profissional de enfermeiros através do desenvolvimento de um raciocínio crítico e adaptável a situações complexasItem Maternagem Humanizada: a construção e validação de materiais educativos para gestantes de Porto Alegre, RS(2023-07-04) Gomes, Juliana Silva; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemA falta de atualização e adoção de evidências ultrapassadas ainda são frequentes na atenção materno-infantil no Brasil, levando a uma assistência excessivamente intervencionista durante o trabalho de parto e a um movimento desumanizador das mulheres, tornando-as objetos do sistema e da equipe de saúde. Cartilhas, folders, cartazes, vídeo e até mesmo aplicativos podem ser utilizados como aliados durante o pré-natal, a fim de transmitir evidências científicas ao público leigo. A literatura demonstra que mulheres com maior acesso à informação se sentem mais seguras e preparadas para o parto, além de amamentarem por mais tempo. Pensando nisso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento voltado para a educação perinatal a ser compartilhado com gestantes atendidas nas unidades de saúde do município de Porto Alegre, RS. Trata-se de uma pesquisa metodológica, descritiva e exploratória para elaboração e validação do produto, que foi desenvolvida em quatro etapas: revisão integrativa, construção do instrumento, validação do conteúdo e análise dos dados. Entre outubro e novembro de 2022, foram construídos seis folders (21×30 cm) que incluem assuntos relacionados aos direitos no ciclo gravídico-puerperal, ao parto, à amamentação e à maternagem, havendo esforços para representar grupos diversos (como pessoas negras, PCDs e LGBTQIA+) através de ilustrações e temáticas compatíveis com estes. Em avaliação realizada por oito profissionais da área (sete enfermeiras e uma médica), todos receberam boas pontuações, sendo considerados adequados à população-alvo, de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). No entanto, devido ao baixo número de participantes e à pertinência das sugestões, os materiais passaram por adaptações, devendo, ainda em 2023, serem validados por gestantes de Porto Alegre. Apesar do formato pouco inovador, o produto da pesquisa é de fácil acesso, podendo contribuir com os conhecimentos do público, a fim de tornar a experiência da maternagem mais positiva. Porém, são necessárias mais iniciativas como essa para que as informações sejam distribuídas em larga escala, o que corrobora para que mais cidadãos tenham acesso a estasItem O impacto da prematuridade para o desenvolvimento cognitivo: uma revisão integrativa(2022-08-08) Costa, Jhosyane Lauter Maiato da; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemObjetivo: Realizar uma revisão integrativa que busca conhecer as evidências disponíveis na literatura sobre as consequências da prematuridade ao desenvolvimento cognitivo de crianças. Materiais e métodos: Os estudos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bireme no intervalo de tempo entre 2012 a 2021. Resultados: Foram revisados 19 artigos. Cerca de 63% das pesquisas concluíram que existe alguma evidência que comprova que a prematuridade afeta de alguma forma o desenvolvimento cognitivo. No entanto, 32% afirmam que a prematuridade não afetou a cognição das crianças de forma significativa. Um artigo afirmou que a prematuridade tem impacto no desenvolvimento cognitivo apenas nos casos de prematuros extremos. Conclusão: A maior parte dos estudos apresentaram resultados que demonstram que o desempenho cognitivo das crianças pré-termo apresentou-se em uma faixa aceitável, porém abaixo dos seus pares a termo. Quando afirmado que as crianças pré-termo apresentaram desempenho melhor foi dado ênfase que a longo prazo essas crianças poderão ser superadas por seus pares a termo. As principais áreas cognitivas afetadas foram o QI de velocidade de processamento, problemas de atenção, déficits na memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e atenção dividida, porém sem um padrão específico para os déficits. Por fim, entende-se que ainda não existe uma ferramenta padronizada para avaliação específica do desenvolvimento cognitivo, sendo que as encontradas são em sua maioria voltadas para o desenvolvimento em geral, apresentando limitações dependendo do seu uso.