Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-UFCSPA
  • Autoarquivamento
  • Ajuda
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Machado, Isadora Laurentino"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ocorrência de Ansiedade em Alunos Surdos do Ensino Fundamental Pós-Pandemia
    (2023-11-28) Machado, Isadora Laurentino; Boscolo, Cibele Cristina; Wagner, Gabriela Peretti; Departamento de Fonoaudiologia
    Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de sintomas de ansiedade e estados afetivos em crianças de uma escola especial para surdos após a pandemia do COVID-19. Métodos: Participaram do estudo 11 alunos de 10 a 15 anos de idade matriculados em uma escola para surdos do ensino fundamental. Foram excluídas crianças com alterações que pudessem impactar nos resultados. Os dados foram coletados em forma de questionário e os instrumentos utilizados foram o instrumento baseado na Escala de Avaliação de Ansiedade Infantil (SCARED) e a Escala De Afetos Positivos E Negativos Para Adolescentes (PANAS). Resultados: No que se refere ao questionário baseado na escala SCARED, os resultados não foram tão desfavoráveis. Na análise do PANAS, os afetos positivos obtiveram resultados gerais otimistas e com relação aos afetos negativos, mais da metade dos respondentes disse sentir “nada ou muito pouco”. Conclusão: Os vídeos e figuras adaptadas auxiliaram consideravelmente na aplicação dos instrumentos. Conclui-se que há um menor nível/ocorrência de humor e sentimentos desagradáveis após a pandemia do Coronavírus mas observa-se determinada ocorrência de ansiedade no aspecto comunicação e socialização pós-pandemia, principalmente no ambiente escolar

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação