Navegando por Autor "Lucas, Amanda"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Influência da cognição na reabilitação vestibular de idosos com tontura crônica(2023-09) Lucas, Amanda; Beber, Bárbara Costa; Soldera, Cristina Loureiro Chaves; Programa de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoINTRODUÇÃO: O sistema vestibular é responsável pela manutenção do equilíbrio corporal e, assim como a cognição, tem sua função afetada pelo envelhecimento. A Reabilitação Vestibular é um método terapêutico que visa restabelecer o equilíbrio e minimizar ou até mesmo excluir as queixas de tontura, sendo eficaz para devolver a autonomia dos pacientes que aderem ao tratamento. No entanto, pouco se sabe sobre como a cognição dos indivíduos influencia no benefício que pode ser obtido com a Reabilitação Vestibular. OBJETIVOS: verificar a relação entre o perfil cognitivo e o efeito da reabilitação vestibular em pacientes idosos com queixa de tontura crônica. MÉTODOS: Nove pacientes idosos com queixa de tontura crônica foram submetidos a uma sessão de avaliação cognitiva, de equilíbrio e de autopercepção dos efeitos tontura, seguida de três sessões semanais de Reabilitação Vestibular e uma sessão de reavaliação. Os participantes foram avaliados previamente com o Exame Cognitivo de Addenbrooke, posturografia foam-laser e Dizziness Handicap Inventory (DHI) e, após a intervenção, reavaliados com nova posturografia e reaplicação do DHI. RESULTADOS: houve alteração significativa no aumento da média total da posturografia pós intervenção e na média dos testes que avaliam a participação do Sistema Vestibular no equilíbrio, bem como melhora significativa na autopercepção dos sintomas nos aspectos físico, funcional e emocional. Foi possível estabelecer uma relação entre melhores escores prévios para a função executiva de fluência verbal e uma melhora na percepção do impacto do sintoma da tontura. CONCLUSÃO: este estudo concluiu que três semanas de reabilitação vestibular utilizando protocolo de exercícios personalizados propicia melhora do equilíbrio corporal de idosos com tontura crônica, bem como melhora da percepção do sintoma, além de demonstrar que a cognição, mais especificamente a função executiva de fluência verbal, correlaciona-se com a capacidade de ganho na Reabilitação Vestibular