Navegando por Autor "Costa, Fernanda Portella da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Percepção de pais quanto às dificuldades de comunicação e aprendizagem de alunos usuários de prótese auditiva ou implante coclear durante o período de ensino à distância(2023-01-18) Costa, Fernanda Portella da ; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: Na literatura, há uma gama de estudos que demonstram as possíveis dificuldades de comunicação e aprendizagem de alunos usuários de dispositivos auditivos Em decorrência da pandemia de COVID-19, docentes e estudantes tiveram que se recriar nos seus papéis e mobilizar novos recursos para poder dar seguimento aos estudos. Objetivo: verificar a percepção de pais de alunos usuários de prótese auditiva e implante coclear quanto a comunicação e aprendizagem durante o período de aulas à distância. Método: Aplicação de um questionário on-line para pais de alunos usuários de Prótese Auditiva ou Implante Coclear. Foram selecionados pais ou responsáveis de estudantes matriculados entre o período escolar do 3º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio em escolas regulares. Resultados: A percepção quanto à compreensão dos alunos de atividades no presencial foi considerada como “sempre compreendida" por 11,8% dos pais. A mesma avaliação não ocorre no ensino à distância, sendo 35,3% considerada “raramente compreendida". Com relação à identificação e à resolução de problemas dos alunos, 17,6% dos pais classificaram como “frequentemente identificados” e 52,9% como “às vezes resolvidos” durante as aulas presenciais. No Ead, 35,3% percebem como “raramente identificados'' e 35,3% como “raramente resolvidos”. A adaptação a esta modalidade foi majoritariamente classificada como "regular'' (47,1%). Nenhum dos pais avaliou a adaptação de ensino como “muito boa”. Conclusão: de acordo com a perspectiva de pais ou responsáveis, houve um agravamento na dificuldade de comunicação e de aprendizagem dos alunos usuários de prótese e implante coclear durante o ensino à distância.