TRABALHOS ACADÊMICOS
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Navegando TRABALHOS ACADÊMICOS por Autor "Almeida, Alexandre do Nascimento"
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Item A produção científica brasileira sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais: revisão integrativa(2022) Pinto, Maria Eduarda de Lavra; Almeida, Alexandre do Nascimento; Coelho, Débora FernandesO presente estudo tem como objetivo identificar o que tem sido produzido na literatura científica brasileira sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSI-LGBT) desde o seu surgimento. Usou-se como método uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e SciELO. Para realizar o levantamento bibliográfico foram selecionados os descritores disponíveis na lista DeCS/MeSH e suas combinações: “Minorias Sexuais e de Gênero”, “Sistema Único de Saúde” e “Política de Saúde”. A amostra foi composta por 23 artigos publicados entre 2017 e 2022, todos de delineamento qualitativo. Os resultados evidenciam a vulnerabilidade da saúde de mulheres lésbicas e bissexuais, desrespeito ao nome do uso social, invisibilidade de pessoas transexuais e travestis e a falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a política. Conclui-se que, apesar dos avanços promovidos a partir da PNSI-LGBT, há ainda muitas lacunas na produção científica brasileira, as quais incluem demandas não atendidas, vulnerabilidades, preconceito e discriminação vivenciada pela população LBGTQIAP+.Item Análise das experiências de homens trans no acesso a serviços de atenção primária em saúde no SUS(2023-12-18) Dornelles, Makelly Todeschini; Almeida, Alexandre do Nascimento; Oliveira, Fabiana de; Departamento de FonoaudiologiaO acesso à saúde é um direito que deve ser assegurado pelo Estado, incluindo homens trans, pessoas que não se identificam com o gênero feminino que lhes foi designado ao nascimento. Este estudo qualitativo, de cunho exploratório-descritivo, teve como objetivo analisar as experiências de homens trans no acesso a serviços de atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da pesquisa 11 homens trans, maiores de 18 anos, que tiveram experiência no acesso a serviços de atenção primária em saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais após a aplicação de um breve questionário sociodemográfico. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Temática reflexiva, a qual identificou os seguintes temas: potencialidades e desafios, serviços generificados, identidade e formação profissional. Este estudo pode contribuir para a compreensão das vivências e percepções de homens trans em relação ao acesso à atenção primária em saúde no Brasil, bem como colaborar para a disseminação desta discussão na FonoaudiologiaItem Uso de modelos moleculares e metodologias ativas no ensino de estereoquímica(2024-11-26) Telichvesky, Daniel; Amaral, Simone Schneider; Almeida, Alexandre do Nascimento; Introíni, Gisele Orlandi; Química MedicinalEste estudo buscou analisar o impacto de modelos moleculares tridimensionais e de metodologias ativas no ensino de estereoquímica ao mesmo tempo em que são trabalhadas diferentes habilidades humanas em disciplinas introdutórias de química orgânica para o curso de Biomedicina. Recorrendo-se à modelagem tridimensional, foi criado um modelo molecular, o qual pode ser produzido pela técnica de fabricação digital de impressão 3D, para tentar facilitar a manipulação visuoespacial de estruturas moleculares; com o mesmo objetivo, foram criados modelos moleculares digitais usando-se programas de visualização molecular, para que então se dividisse a turma (n = 27) em três grupos experimentais para testar estes modelos. Propõe-se aqui uma associação das metodologias ativas de ensino peer instruction e gamificação, visto não apenas seus potenciais como metodologias para desenvolvimento de competências atitudinais, mas também a inovação ao combiná-las, não sendo descrita anteriormente na literatura; essa associação deu-se por meio do jogo “Detetive Química Orgânica UFCSPA”, o qual tem seu progresso estruturado pela peer instruction e é jogado em grupos. Os resultados indicaram melhoria na compreensão dos conceitos da estereoquímica e boa aceitação dos modelos e da metodologia aplicada, mostrando que os modelos e o jogo cumpriram seus papéis de auxiliar no ensino de estereoquímica. Concluímos que as ferramentas disponibilizadas por um laboratório de fabricação digital mostram-se como valiosas aliadas para aprimorar o ensino de conteúdos abstratos e que a integração de modelos e metodologias ativas oferece uma abordagem eficaz para aprimorar a aprendizagem de estereoquímica e desenvolver as competências atitudinais dos estudantes, além de melhorar o engajamento em sala de aula.